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28 de Outubro de 2020

Marketing jurídico: Como atrair clientes escrevendo artigos

Utilizando técnicas de SEO para conseguir tráfego orgânico

Michel Ferreira, Gerente de Comercialização, Marketing e Comunicação
Publicado por Michel Ferreira
há 2 meses

O Marketing é o pilar de qualquer empresa seja qual for o nicho, não sendo diferente no meio jurídico (advogados e escritórios de advocacia), o marketing de conteúdo pode ser aplicado sem ferir os preceitos do Código de Ética da OAB.

Antes de tudo é necessário pensar como os seus clientes irão usar a internet para buscar a resolução de seus problemas, facilitando bastante na escolha do tema principal do artigo e quais palavras incluir no corpo do seu artigo.

Alguns dados do IBGE em 2018, apontam que 55,6% das pessoas usam a internet constantemente, são dados que devem ser aproveitados por advogados na sua estratégia de marketing jurídico.

Como escolher o tema do seu artigo?

Essa é a parte mais importante do seu artigo, não adianta escrever um artigo acadêmico com mais de 2 mil palavras, citações e referências jurídicas, se o tema não é procurado na internet.

Você estará criando conteúdo para as paredes, e não será lido ou encontrado por ninguém no Google.

Pense na seguinte situação: Um grupo de pessoas debaixo de um sol de 40 graus, querendo algo para aliviar o calor, seria uma ótima oportunidade para fazer dinheiro vendendo algum tipo de bebida ou sorvete, não?

É exatamente essa visão que você deve possuir para criar o artigo:

“Seu conteúdo irá solucionar o problema das pessoas? Ou simplesmente será um conteúdo sem alcance?

Nesse artigo falo sobre os principais pontos para escrever conteúdos incríveis para o seu escritório.

Escolhendo o Título do artigo

Google Suggest

A ferramenta pode ser usada no campo de busca do Google, basta apenas inserir qualquer palavra, que o Google dará sugestões de buscas para completar uma possível palavra ou frase.

Esses termos sugeridos pelo Google, nada mais é do que as buscas realizadas por pessoas que estão em busca de alguma informação.

Antes de começar a escrever o seu artigo, verifique as sugestões que o Google irá lhe fornecer na construção do seu título, basta apenas colocar a palavra principal que corresponde ao título do seu artigo, automaticamente irá aparecer outras opções relacionadas a sua palavra.

Criando o esboço do conteúdo

A chave do sucesso é possuir um conteúdo organizado e pensado antes de tudo para “hipnotizar” os seus leitores movendo em direção ao seu principal ponto de conversão.

Antes de começar a escrever, crie um esboço básico do que você deseja falar:

  • Quais perguntas o seu público espera que você responda neste conteúdo?

  • Que valor eles esperam encontrar?

  • Como você pode organizar esse conteúdo de maneira direta?

Fazendo perguntas ao seu público

As perguntas tem o poder de aumentar o envolvimento com seus leitores, criando um engajamento perfeito com o seu leitor, o que prenderá a atenção por estarem em busca de alguma resposta.

As buscas por voz ou “voice search” tem crescido muito com o aumento do uso do celular, hoje praticamente todo site, possui o acesso mobile, como a principal meio de acesso.

Construir o seu conteúdo em base dessas informações irá fazer com que o seu conteúdo seja encontrado mais facilmente no Google e principalmente por seus possíveis clientes.

Por exemplo, se você quiser que os leitores continuem lendo a próxima seção, de um artigo sobre a reforma trabalhista, adicione perguntas como "O que mudou na CLT com a reforma trabalhista?" ou "Como era a reforma trabalhista?"

Como descobrir as perguntas que o seu público faz?

Para descobrir as principais dúvidas do seu público é muito simples, basta apenas inserir a sua principal palavra ou “keyword principal” do título do seu artigo no Google, vamos dar um exemplo com a keyword “reforma trabalhista”, repare que no meio da página de busca irá aparecer um agregado de perguntas no meio da página do Google.

Esse agregado de perguntas relacionados ao termo que busquei “reforma trabalhista” é antecedido pelo título: As pessoas também perguntam.

Criando um conteúdo escaneável

Não basta apenas atrair a sua persona para o seu artigo, é necessário prender a atenção para que você consiga gerar novos clientes através do Marketing Jurídico.

Para isso é necessário que seu texto esteja escaneável, ou seja tenha uma escaneabilidade de conteúdo.

Existem conteúdos que os parágrafos possuem blocos de mais de 6 linhas e sem a existência de subtítulos, tornando o texto “quadrado”, tornando a leitura cansativa.

Um texto escaneável possui as seguintes características:

  • Use no máximo 4 linhas por parágrafo. (torna o texto de fácil leitura)

  • Quebre o seu texto em diversos parágrafos.

  • Use cabeçalhos e subtítulos. (coloque as perguntas como subtítulos)

  • Use bullet points (Lista curta, como essa rs)

  • Use negrito e itálico (destaque os principais trechos do artigo)

  • Utilize imagens (um texto longo é facilmente lido com imagens)

Todos esses pontos listados irá deixar o seu conteúdo com uma fácil leitura mesmo o seu conteúdo sendo longo.

Inclua citações e referências jurídicas

Um dos fatores determinantes do SEO é o link externo do seu artigo para um site de referência, o link externo para um tribunal superior, gera relevância no seu artigo pelo algoritmo do Google, tornando o seu artigo de fonte confiável.

Por isso, não esqueça de criar citações jurídicas e referência do seu conteúdo, sempre utilizando links externos para os sites de referências, isso irá tornar o seu artigo de maior qualidade.

Caso deseje escrever as citações das leis no artigos, coloque também os links para os respectivos tribunais superiores.

Verificando a autenticidade do conteúdo

Mesmo criando um conteúdo que não foi copiado de nenhum lugar o famoso (ctrl+c e ctrl+v), é possível que esse conteúdo seja semelhante com algum artigo já publicado na internet e isso fará com que seu artigo não tenha um bom alcance orgânico no Google.

Existem diversas ferramentas no mercado que verificam a autenticidade do conteúdo, uma que mais uso é a ferramenta Plagium (https://www.plagium.com/pt/detectordeplagio), apesar de ser uma ferramenta paga, a sua versão free consegue analisar 1.000 caracteres por etapa, sendo necessário fazer a análise por partes do artigo completo.

Publicando o conteúdo

Alguns escritórios de advocacia ou advogados possuem sites, é muito importante ter uma área dedicada a artigos, para aumentar o tráfego orgânico do site.

Mais não se engane pois dificilmente um único artigo, irá fazer a diferença, é necessário ter uma rotina de publicação com 1 ou 2 artigos semanais.

O SEO é muito importante nesse momento, a monitoração das principais “keywords” do seu site, alguns sites jurídicos que administro até hoje, levaram um período para se consolidarem no mercado, mesmo com uma consultoria seo, por isso não desanime e continue gerando conteúdos.

Conclusão

É muito importante que os artigos produzidos tenham um bom alcance orgânico, seja para o seu escritório de advocacia ou para sua carreira jurídica.

Seguindo os pontos abordados por esse artigo você dará um grande passo para sair do anonimato e conseguir novos clientes, na sua carreira jurídica.


16 Comentários

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Muito bom. Obrigado! continuar lendo

Eu que agradeço Marcelo. Grande abraço! continuar lendo

Que bacana! Adorei as dicas. continuar lendo

Obrigado Letícia, na próxima semana estou preparando um novo artigo. Até! continuar lendo

Muito bom, parabéns Michel! continuar lendo

Obrigado Marco Jean. Grande abraço! continuar lendo

Sensacional continuar lendo

Obrigado Ricardo. continuar lendo